Recent Videos

sábado, 30 de junho de 2012

Ford Focus ST promete emoções fortes


A Ford tem já disponível para encomenda a versão mais desportiva até ao momento do novo Focus, o qual volta a envergar a sigla ST. Equipado com motor 2.0 EcoBoost de 250cv, espera-se que o novo Focus ST atinja os 100km/h em 6,5 segundos e uma velocidade máxima de 248km/h. Apesar destes valores, a Ford aponta para este Focus ST um consumo de 7,2 l/100 km e emissões de CO2de 169g/km, numa melhoria de 20 por cento sobre a anterior versão europeia do Focus ST. O motor surge acoplado a caixa manual de seis velocidades com um sistema especialmente revisto.

O emblema ST (Sport Technologies) foi introduzido pela primeira vez na Europa em 1997 e é reservado aos derivativos de modelos-chave da Ford com características desportivas. O novo Focus ST, um dos modelos globais da marca, é resultado da estreita colaboração entre o Ford Team RS na Europa e a equipa de veículos especiais (SVT) nos Estados Unidos da América, contando ainda com algum feedback dos engenheiros da Ford da região da Ásia-Pacífico, de forma a agradar aos condutores nos principais mercados do Focus.

O motor EcoBoost de 250 cv emite uma sonoridade específica, com os passageiros no interior do veículo a disporem de um melhorado sistema ‘symposer’ que retransmite o som do motor diretamente para o habitáculo. O sistema de escape, com um duplo tubo de escape hexagonal e central, também foi afinado para produzir o som certo no momento certo, refinado em baixas rotações e um roncar determinado à medida que as rotações vão subindo.

O sistema de direção Sport com cremalheira de direção de relação variável reduz a sensibilidade quando se conduz em linha reta e aumenta a sensibilidade ao curvar. Ou seja, o volante pode ser virado até bloqueio quase completo sem necessitar que o condutor mude qualquer mão para alterar a posição, proporcionando mais controlo em curvas apertadas e ganchos. Este sistema de direção foi especialmente calibrado para o novo Focus ST e deteta o binário da direção usando uma versão mais apurada do sistema Ford de Compensação de Binário da Direção. Quanto ao programa eletrónico de estabilidade (ESP) oferece três modos distintos, incluindo uma versão reduzida que permite um escorregamento amplo (que desativa o controlo de tração e ativa o ESP somente quando é absolutamente necessário) e uma função em que permite ser desligado por completo.

Além de tudo isto, o Focus ST conta ainda com suspensão desportiva com recurso a amortecedores e molas que baixam o chassis em 10 mm em relação aos outros derivativos Focus, ao passo que na traseira verificam-se ainda novas juntas da suspensão e um design totalmente novo da barra estabilizadora. O novo Focus ST estará disponível em carroçaria hatchback de cinco portas, e os mercados europeus recebem também a variante wagon.

No interior, merecem destaque apontamentos como o volante, alavanca de velocidades e pedais especialmente concebidos, além de revestimento mais escuro do forro do tejadilho e dos pilares, parte integrante do ADN do design do ST. Os bancos Recaro também são específicos para este modelo da Ford, ao passo que os passageiros dos lugares traseiros contam com um banco totalmente novo, feito com espuma especial.



0 comentários:

Postar um comentário