Recent Videos

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A HORA DA VEZ DOS HATCHES DE LUXO

 Já houve um tempo em que o hatch médio premium foi um veículo comum no Brasil. Na década de 90, a Audi, prevendo um futuro promissor para o país, resolveu produzir o A3 no Paraná. O carro, como se sabe, virou referência de esportividade e luxo e reinou sozinho por muitos anos. O sucesso, no entanto, não impediu que a linha fosse interrompida após a mudança de geração.
Hoje o segmento tem números modestos e um novo líder, o Série 1, da BMW. Mas esse quadro mudará em breve. Nada menos que quatro novidades desembarcarão no Brasil a partir de março. O primeiro deles é a nova geração do Série 1, que chega nas próximas semanas. Por enquanto, ele estará só mas o novo A3 e os debutantes Classe A e Volvo V40 têm embarque marcado para nosso mercado. Quer dizer, a marca sueca nega, mas parece jogo de cena já que eles têm um produto com cara de vencedor e não devem ignorar esse potencial. Veja a seguir nossa análise de cada novidade, todas elas presentes em Genebra.
O Série 1 está mais encorpado, mas manteve sua personalidade em alguns pontos como a coluna que fica atrás da fileira traseira de assentos. O modelo exibe a esperada racionalidade no interior sem grandes arroubos de requinte, mas é um carro que continua vestindo bem e, principal, impressionando a quem passa ao lado.
Com estréia marcada para as próximas semanas no Brasil, o Série 1 deve ganhar o motor 1.6 com turbo e injeção direta, bem mais eficiente que o 2.0 usado na geração anterior. Vai aproveitar bem o tempo sem concorrência renovada para se firmar, mas deve sofrer com a chegada do Classe A e do V40.
Do antigo só restou o nome, como sempre se diz. Mas a frase se aplica com perfeição ao Classe A. Se fosse outra marca teria até criado um nome novo, mas a Mercedes prefere a tradição, ou seja, vamos precisar acostumar a ver um hatch no lugar de um monovolume.
Valerá a pena. O novo Classe A impressiona ao vivo. É forte, longo e impressionante. Com rodas aro 18 ou 19 (padrão de quase todos agora), o hatch tem traços inconfundíveis e interior caprichado com direito a bancos esportivos, painel com acabamento em couro e difusores de ar copiados do SLS. Os mostradores são destacados e há um aplicativo exclusivo para iPhone que deixa o carro literalmente dentro da rede. A Mercedes diz que o Classe A terá três versões com motores que vão de 1.6 a 2.0, com 115 cv, 156 cv e 211 cv. Câmbio de dupla embreagem e função Start-Stop estão entre os itens comuns. Pode e vai incomodar muito quando chegar no início de 2013.
O C30 foi uma sacada estética e de rejuvenescimento da Volvo, mas não teve peito para quebrar a hegemonia dos alemães. Agora, com o V40 os suecos, enfim, vão poder encarar seus rivais de igual para igual. O hatch de linhas sinuosas possui as quatro portas que o C30 dispensou e um visual com potencial para agradar muita gente. O interior é menos esportivo, porém, mas futurista e refinado. O painel de instrumentos, com telas de LCD de alta definição, enche os olhos. Não há notícia sobre as versões de entrada, mas quem quiser o V40 T5 levará um motor com 254 cv capaz de acelerar o carro de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Na conta, entram o sistema Start-Stop e freios regenerativos, entre outros. Tem tudo para agradar, basta a a marca sueca admitir que o trará para o Brasil.
Veredicto
A3 e Série 1 têm já uma imagem no segmento e devem mantê-la, mas o novo Classe A e o inédito V40 podem, sim, bagunçar a cabeça dos clientes. O BMW e o Mercedes apelarão para os “músculos” enquanto o Audi e o Volvo sensibilizarão quem gosta de refinamento e tecnologia. Mas nada impede que eles invertam papéis, basta um toque extra de esportividade aqui ou alguns itens exclusivos acolá.


0 comentários:

Postar um comentário